quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Empresários da Argentina e Brasil em programa de qualificação

A Escola de Desenvolvimento de Líderes iniciou em agosto com a participação de 25 empresários de Barracão (Paraná) e Bernardo Irigoyen (Misiones, Argentina). A ação integra o Programa Fronteiras Cooperativas, desenvolvido pelo Sebrae Nacional, Sebrae/PR e prefeituras de Barracão e Bernardo de Irigoyen.

O desenvolvimento transfronteiriço com a criação de um ambiente internacional favorável ao desenvolvimento dos pequenos empreendimentos nas cidades da fronteira é foco do Programa. A formação de lideranças e a construção conjunta de um projeto de desenvolvimento binacional, a partir de realidades e atores locais de Barracão e Bernardo de Irigoyen, estarão na pauta do grupo até dezembro.

Na sequência, os participantes que são empresários, lideranças políticas, profissionais da educação, poderão participar de uma missão técnica para a Europa, onde terão um aprendizado de vivência e prática em cidades irmãs na fronteira entre Portugal e Espanha.

Nessa primeira etapa, o grupo já trabalhou temas, como perfil do líder contemporâneo, motivação na liderança, novas lideranças, comunicação, gestão de soluções, realidade local, planejamento estratégico, cooperação internacional, dimensão intercultural e economia da experiência voltada ao turismo. Os encontros de trabalho acontecem em solo brasileiro e argentino alternadamente.

Maior aproximação

Para a psicopedagoga Lucila Mai, diretora da Faculdade da Fronteira (FAF), em Barracão, o diálogo entre as pessoas de cidades-gêmeas, de dois países, terá um desfecho favorável com a construção de uma agenda de desenvolvimento transfronteiriço. “A metodologia do Fronteiras Cooperativas favorece o diálogo e o diagnóstico mais preciso de potencialidades e fragilidades de ambas cidades. Existem nuances, mas temos muitas potencialidades e problemas idênticos que o grupo poderá trabalhar com visão conjunta de desenvolvimento”, argumenta a diretora.

O empresário argentino Maurício Javier Vera, que tem uma empresa do ramo de vinhos em Bernardo de Irigoyen, destaca que o Programa vai aproximar mais as duas cidades e, por consequência, as pessoas. “A troca de experiências, as opiniões pautadas por pessoas que conhecem as realidades de Bernardo de Irigoyen e Barracão, certamente, produzirão um projeto que atende pontos ligados às nossas necessidades comuns”, analisa.

Maurício Vera acredita que o Programa poderá contribuir para o desenvolvimento das cidades de fronteiras, contando com a cooperação de brasileiros e argentinos. “Constatamos problemas e oportunidades na nossa região. Estamos pensando o desenvolvimento integrado e com apoio dos governos e entidades podemos concretizar nosso projeto”, aponta.


Jornal de Beltrao
Publicado em: 09/10/2013 - 15:35 | Atualizado em: 09/10/2013 - 15:35
http://www.jornaldebeltrao.com.br/regional/empresarios-da-argentina-e-brasil-em-programa-de-qualificacao-136218/

Nenhum comentário:

Postar um comentário